14 novembro 2005

Insiste em ser inábil


Alberto Silva – Funcionário Público – Vila Nova de Gaia

Notícia a que se refere: Câmara define linhas de relacionamento com a Comunicação Social


Rui Rio insiste em ser inábil. Depois de um mandato carregado de erros e inabilidades, o Presidente da Câmara resolveu iniciar o novo mandato com uma nova guerra, desta vez com os jornalistas. Não aprendeu e, pelos vistos, nunca aprenderá.
Antes do 25 de Abril a comunicação social estava amordaçada pela censura. Uma das grandes conquistas da revolução foi justamente o fim da censura e a existência duma imprensa livre e independente. Rui Rio não compreendeu que se quer ser político em democracia tem de aceitar a comunicação social tal como ela é, em vez de pensar que muda o que quer que seja.
Sabemos que a maior parte dos políticos gostaria de silenciar a comunicação social, e nisso reconheça-se coragem ao Presidente da Câmara do Porto que faz o que muitos gostariam de fazer mas, que na prática, são uns cobardes.
No 25 de Abril, achei que iríamos ter um País novo, com mais verdade e mais transparência. No princípio foi realmente assim, só que os homens são sempre os mesmos, em ditadura e em democracia. Os homens são sempre os mesmos, eleitos ou nomeados. Por isso, resta-nos a comunicação social que, de forma livre, lhes aponta os podres e nos conta as verdades sem espartilhos e sem politiquices. Por isso, eles querem silenciá-la como no antigamente.
Se Rui Rio só dá entrevistas por escrito, não pense que é assim que os jornalistas se vão calar contra ele. Vão é atacá-lo ainda mais. E bem!