12 novembro 2005

Vão triturá-lo


Carlos Rocha - Professor - Porto

Notícia a que se refere: Câmara define linhas de relacionamento com a comunicação social


Ao ver nesta página da Câmara a declaração que Rui Rio fez sobre as novas regras de relacionamento do Executivo com a comunicação social, percebi que, mais uma vez, as notícias que tinha visto nessa mesma comunicação social estavam deturpadas.

Acho que o Presidente da Câmara do Porto tem toda a razão e o seu pensamento revela bom senso e respeito pelo cargo que ocupa. Todos sabemos o que, hoje em dia, é a nossa comunicação social e só fica bem a um político distanciar-se dela.

Só que uma coisa é ter razão e querer combater o que está mal e outra bem diferente é conseguir.

É verdade que Rui Rio ganhou, até há data, todos as guerras em que se meteu ou em que o meteram. Mas, desta vez, a parada é muito alta. Todos sabemos que o poder dos média é imenso e que, perante um ataque sistemático que eles resolvam fazer, ninguém consegue sobreviver. É, aliás, este um problema muito sério da nossa sociedade.

Como vai o Presidente defender-se quando eles começarem a fazer-lhe uma guerra permanente? Aliás alguns é bem notório que até já começaram. Como o JN, por exemplo.

Desta vez acho que Rui Rio não foi nada previdente e, por isso, vai ser politicamente esmagado nas mãos desse poder que ninguém consegue controlar e que se vai vingar sem apelo nem agravo. Não basta ter razão. É preciso ter condições para a exercer. E Rui Rio não a tem. Como, aliás, nos dias de hoje, para este efeito, acho que nenhum político as tem.