09 fevereiro 2006

Diálogo tardio


Rui Cunha - Reformado - Porto

Notícia a que se refere: Diálogo com a nova Direcção do IPPAR permitiu desbloquear conclusão do Túnel de Ceuta


Fui hoje assistir à apresentação do projecto da saída do túnel na R. D. Manuel II. Fiquei indignado com o que vi. Na verdade só por má fé e politiquice esteve esta obra parada mais de um ano, para afinal se ter chegado, "em diálogo com a nova Direcção do IPPAR", a uma pequeníssima alteração em relação ao que estava previsto. Não teria sido mais proveitoso para a cidade ter-se dialogado há mais tempo? Só mesmo a atitude de "birra" da Ministra e da anterior Direcção do IPPAR o não permitiu. A falta de respeito para com os moradores e comerciantes do local, levou a que estes tivessem gravíssimos prejuízos e incómodos, de que não creio que venham a ser ressarcidos, bem como os grandes prejuízos em tempo e combustível que se gastaram nas muitas horas de bicha entre Ceuta, Clérigos e D. Manuel II. Este projecto tem, no meu entender, pelo menos 2 grandes defeitos:
1) Os peões que queiram atravessar a rua em frente ao Museu (ou "praça" (?) como lhe chamaram!!) estão desprotegidos e não faltará quem vá parar à Urgência, que por acaso está bem perto.
2) O empedrado, que é mais barulhento (o que prejudica o museu) e tem pior aderência que o asfalto, e que em dias de chuva poderá provocar mais acidentes.
Estamos, infelizmente, habituados a que os "responsáveis" não sejam responsabilizados pelas suas decisões! Porque não apareceu à sessão a ministra da tutela, para justificar as suas atitudes? Que Deus dê aos nossos políticos um pouco mais de bom senso.