18 agosto 2006

Será que só eu me sinto mal?


José Magalhães - Jornalista - Porto

Notícia a que se refere: Parque da Cidade classificado em primeiro lugar num estudo da DECO


Confesso que entrei no site para escrever este alerta mas hesitei depois de ler a referência à classificação da DECO sobre o Parque da Cidade do Porto. É então o melhor dos parques urbanos deste País. Pois bem, avanço na mesma com o alerta que decidi fazer ao começar a minha mais recente visita ao Parque da Cidade. Desloquei-me ali com os meus dois filhos (5 e 10 anos) e ao pisarmos o primeiro espaço relvado tivemos de ter todo o cuidado, quais saltinbancos, para não pisarmos (e assim danificarmos) algum dos milhares de excrementos de cão que povoavam aquele espaço. Verdadeiramente inacreditável, um grave atentado à saúde pública. Não sei se será possível impedir a entrada dos cães no espaço do Parque. Mas sei que seria a solução lógica para este problema. Se não for possível, em nome da defesa dos direitos dos animais proponho uma outra: proíbam as crianças de entarrem e frequentarem o Parque. Ficarão os cães muito mais à-vontade, os seus cócós deixam de correr o risco de serem pisados e espezinhados pelos sapatos (e pelas mãos e pelo corpo das crianças que não resistem a rebolar na relva, na sua ânsia de brincar). E, já agora, perdoem-me o egoísmo de também pensar nelas, seria mais seguro até para... as próprias crianças. Assim como está é que não, é execrável a visão que temos quando não pretendemos mais do que um passeio tranquilo pelo melhor dos parques urbanos portugueses.