18 dezembro 2006

Quero ver as contas!


Rui Encarnação - Advogado - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


Como todos os tripeiro sabem, as contas fazem-se à moda do Porto. Daí que, sem discutir, para já, a "escolha" do Sr. La Feria para "gerir" o Rivoli e dado que o anunciado propósito é revitalizar e gerar proventos, torna-se necessário ver as contas. É preciso que sejam públicas as contas apresentadas pelos candidatos. É preciso que o público, os portuenses saibam o que é que cada um dos diversos concorrentes espera gerar com a exploração do Rivoli. É preciso saber quanto é que a CM do Porto vai gastar mensal e anualmente com o Rivoli entregue ao Sr. La Feria. Ou seja, quanto é que vai gastar em água, luz, segurança, etc.... É preciso saber quanto é que a CM do Porto espera receber do Sr. La Feria por força da exploração do Teatro. É que o Sr. La Feria não é um agente cultural, daqueles que trabalha para 20 pessoas. Não. O Sr. La Feria faz espectáculos para multidões, espectáculos comerciais e que apenas visam o lucro. se é de lucro que se fala, fala-se de negócio. Se é negócio os portuenses têm o direito de saber:
- Por que valor mensal e anual é cedido/alugado todo um Teatro;
- Quem decidiu, porque razões culturais ou outras, e qual o valor dos SUBSÍDIOS que irão ser concedidos ao Sr. La feria no âmbito de um negócio, de uma transação comercial;
- Por último, é necessário que se divulguem e sejam públicos os valores e custos da extinção da Culturporto e do despedimento dos trabalhadores. Isto é custo e faz parte do negócio. Aqui triste, pois a CM do Porto parece tratar os trabalhadores como qualquer empresa de vão de escada..
Mas, para além disso é obrigação da CM do Porto revelar todos esses números, e JÁ. SE HÁ AUDITORIAS E TRANSPARÊNCIA NOS SMAS E AFINS, TEM DE HAVER AQUI TAMBÉM.