11 janeiro 2007

Mais um editorial de Leite Pereira


Jorge Oliveira - Economista - Porto

Tema a que se refere: JN contra a CMP


Ao ler esta manhã o editorial do director do JN pensei que estaria perante um auto-retrato e que, de repente, num momento de lucidez, o director estaria a dar um recado para o interior do jornal e a mandar as suas tropas terem juízo.
Qual não foi o meu espanto quando percebi que afinal José Leite Pereira estava a atacar violentamente o Presidente da Câmara porque tinha sido condenado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social a pagar uma multa e ainda se encontrava a braços com um processo-crime por desobediência qualificada, por não ter publicado nos termos da lei um direito de resposta da Câmara.
No seu incrível editorial, o director do JN demonstra desrespeito pelos leitores, sobretudo quando afirma laconicamente que “Rui Rio e a Câmara do Porto terão nas páginas do jornal o tratamento que merecem”!
Talvez seja de dizer : Tenha juízo, senhor director!
Enquanto cidadãos todos temos que cumprir as leis, era o que faltava que o JN pudesse fazer o que lhe apetece e ainda gozar connosco – grande arrogância. É inadmissível a campanha que tem feito contra a Câmara, mas desta vez parece-me que ultrapassou as marcas.
E atrevo-me a perguntar: o que aconteceria se a ERC tivesse dado razão ao JN? Se calhar teríamos que ler uma manchete a dizer “ERC põe Rio na linha” ou pior “Desobediência leva Rio ao DIAP”
Num ponto, José Leite Pereira deve estar a falar verdade. Quando diz que Rui Rio queria que o director do JN fosse outro. Calculo que seja verdade. Só se não tivesse no seu perfeito juízo ou se fosse masoquista é que acharia que este triste rumo do JN está correcto.