26 março 2007

Mau atendimento nos estabelecimentos de ensino

Teresa Aguiar - Psicóloga - Porto

Tema a que se refere: Mau atendimento na FPCEUP


Tirei a minha licenciatura na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e sempre considerei as funcionárias da secretaria e dos serviços em geral bastante antipáticas. Agora que conclui a licenciatura resolvi testar se a antipatia dos funcionários da FPCEUP se mantinha perante o meu novo "estatuto". Telefonei duas vezes para o Gabinete de Pós-Graduações/ Formação Contínua e perguntei se iriam abrir mestrados para o ano lectivo de 2007/2008. A funcionária que me atendeu deu-me uma resposta que não me esclareceu, pelo que reformulei a pergunta, explicando que não havia compreendido a informação dada. A referida funcionária, falando-me em tom bastante mais alto respondeu "então vou reformular...." e tornou a repetir tudo o que havia dito, pelo que fiquei na mesma, sem compreender o seu discurso. Devo dizer que para uma pessoa que estudou tantos anos como eu, que não possuo qualquer deficiência mental, penso que o problema poderá estar na forma de trato da funcionária, que, sem saber com quem estava a falar deveria ter mais respeito pelas pessoas. Não interessa o estatuto profissional ou sócio-económico de uma pessoa para que as "leis" da educação obriguem a que haja respeito e boa educação! Já agora, devo salientar que telefonei para a Faculdade de Coimbra a pedir a mesma informação e a funcionária que me atendeu me tratou com o devido respeito apesar de não saber se eu era estudante, "doutora" ou ministra"! Pobre do nosso país se continuamos a ter serviços de baixa qualidade... Talvez devesse ser feita uma triagem antes de se contratarem pessoas que devem pouco à competência...