31 maio 2007

Passeios muito danificados


Regina Pinheiro - Comerciante - Porto

Tema a que se refere: Passeios danificados



Regina Pinheiro, moradora no Porto e com estabecimento comercial na Rua de Fernandes Tomás no troço entre a capela das Almas e a Rua da Alegria, venho por este meio sugerir a vossa atenção para o estado dos passeios e arranjo dos mesmos porque se encontram em muito mau estado.
Neste troço da Rua Fernandes Tomás está a ser construído, como é do vosso conhecimento, um grande shopping que vai inaugurar dia 21 de Setembro e temo que o outro lado da rua fique o "parente pobre".
No ano passado uma senhora partiu um pé em frente da minha loja- ECCO e várias pessoas torcem tornozelos por causa do mau estado dos passeios.
Como é habitual, são feitos alguns remendos, sempre com cores de cimento diferentes, o que acrescenta mau aspecto visual à nossa baixa, que tanto precisa de ser bem tratada para atrair turistas e outros públicos da cidade.
Renovar os passeios é uma proposta que desafio à Câmara ,e que urge fazer, pela qualidade da circulação dos transeuntes e pela revitalização da baixa.
Relembro que esta zona da baixa é muito procurada por turistas porque existem várias unidades hoteleiras perto e por causa da capela das Almas.
Contamos com uma resposta positiva a este insignificante pedido, de um grupo de comerciantes que tanto têm sido penalizados com as obras do metro, do shopping e da rua nos últimos 12 anos.

Como artista plástica que sou, sugiro que se contacte a Faculdade de Belas Artes do Porto e se abra concurso para projectos de intervenção artística em passeios da cidade.
Os artistas precisam de trabalho.
A cidade precisa de alegria
A baixa precisa de pontos de interesse.
Os turistas precisam de ver obras de arte contemporânea no espaço publico.
Os transeuntes precisam de caminhar com prazer na sua cidade.
Todos ficaríamos a ganhar.