17 julho 2007

CIRCULAÇÃO DE PEÕES É UM CAOS

M Paulo S. F. Cardeano Ribeiro - Engenheiro Mecânico - Porto

Tema a que se refere: Circulação de peões


É impossível circular a pé nesta cidade.
Da falta de respeito pelos peões(pessoas) por parte dos automobilistas já todos nós sabíamos. Da falta de respeito das pessoas pelos sinais existentes nos semáforos referentes à passagem de peões também já sabíamos.
Porque será então que quando se está bem sentado ao volante do carro as pessoas cumprem a lei, mas se estiverem a passear a pé já não procedem da mesma forma?
Nesta cidade do Porto os automóveis continuam a "abafar" o simples peão. Passear deixou de ser um prazer, para passar a ser um fuga incessante aos> atropelos.
Para quando é que teremos uma atitude positiva por parte da Câmara Municipal do Porto, no sentido de alterar esta situação, e passar a privilegiar a circulação do peão na cidade.
Uma sugestão desde já. Alterem o sistema de (não) funcionamento dos semáforos para os peões. Os tempos são demasiado intercalados, e na maioria dos casos o accionamento do botão para passagem não funciona.
Sugiro também ao Sr. Presidente da Câmara que tente atravessar a pé a R. Gonçalo Cristovão para constatar que tal atrevimento custa pelo menos a um simples peão uns ...4-5 min, ou atravessar o cruzamento da Rua Augusto Lessa junto à estaçaõ de Metro.JUNTO A UMA ESCOLA
Em qualquer cidade europeia vemos um maior respeito pelos peões.
A cada um de nós cabe o dever de tentar mudar o caos em que caminhamos à demasiado tempo. Este é o meu primeiro passo.