31 julho 2007

Leve o seu animal de férias!


Teresa Aguiar - Psicóloga - Porto

Tema a que se refere: Animais


Exmos Senhores e Senhoras,
Venho por este meio apelar à consciência de todos para que não abandonem os animais nas férias... Este meu apelo provém do facto de me indignar sempre que ouço nas notícias ou constato nas ruas que o abandono de animais domésticos dispara quando chegam as férias!
Não sou mais nem menos que todos vocês, mas não podendo levar a minha cocker spaniel de férias comigo, prefiro passá-las em casa a abandoná-la! Felizmente tenho pais compreensivos que quando vão de férias procuram uma habitação para aluguer que permita a permanência de animais... E olhem que não é fácil! Para quem aluga casas, uma animal é fonte de sujidade, doenças, parasitas e pêlo... Um inconveniente!
Compreendo que muitas vezes não vejam outra solução, mas existe sempre um amigo, um vizinho ou outras hipóteses (como um canil) como alternativas ao abandono! Falo por experiência própria quando digo que em muitos locais não vêem com bons olhos o facto de se levar um animal de estimação, mas se insistirem ou persistirem na procura de locais que o permitam sertir-se-ão melhor consigo próprios e o vosso animal agradecerá...
Já agora aproveito para manifestar o meu mais profundo desagrado pelo facto de não existir uma legislação que proteja verdadeiramente os direitos dos animais, abandonando-os à sua sorte!
A todos os que protegem e defendem os animais, um bem haja!