18 agosto 2007

Porto... que futuro?


Paulo Alexandre Gonçalves Fernandes - Logística em empresa de transportes de mercadorias no Aeroporto do Porto - Porto

Tema a que se refere: Cidade do Porto


Li há dias, num mural de um bar em Belfast, "uma nação que mantem um olho no passado é sábia... uma nação que mantem os dois olhos no passado é cega"... e sinceramente acho que é uma das coisas que vai acabar por acontecer à nossa cidade mais tarde ou mais cedo, pois afinal não temos futuro, sem espaço para crescer, estamos limitados a ver as cidades à nossa volta, (que para mim nada mais são do que o alargamento natural da nossa), crescer e a começar a passar à nossa frente, quer em termos de população, quer em todas as outras, pois afinal, onde estão as pessoas, está todo o resto.

Na minha opinião, acho que com estas divisões locais, tanto nós cá em cima no Porto, como lá em baixo em Lisboa, faz com que Portugal não tenha cidade nenhuma que possa rivalizar com as grandes cidades europeias, o que me faz pensar (e muito) porque raio, Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia, não fazem parte do Porto (principalmente Gaia e Matosinhos!!) e como a minha profissão me faz andar por essa Europa fora, faz-me ver que o nosso Porto junto desta maneira, pode rivalizar com algumas das cidades por onde ando, dou por mim, muitas vezes a pensar porque não ? ... e não encontro explicação, por isso pergunto, existe alguma possibilidade de isso acontecer ?, já ouvi alguém falar da junção de Gaia e Porto, mas será que ouvi bem, ou terei sonhado ? a ideia a mim soa-me tão bem que quero acreditar que sim, a ver vamos.

Vou esperar que isso aconteça, mas por enquanto a todos aqueles que por essa Europa fora me perguntam de onde sou, continuarei a responder com orgulho "do PORTO carago" e depois tenho que dizer que a cidade tem cerca de um milhão de habitantes, porque se digo que tem 260 mil, eles não se acreditam, e dou por mim a explicar que o Porto são varias cidades e tal e tal... enfim ...

Uma coisa eu sei, se fossemos unidos, seriamos sem duvida uma grande cidade europeia, assim vivemos à custa da fama do vinho do Porto e do FC Porto, agora a pergunta é ... até quando ???