13 dezembro 2007

Uma cidade mais NOBRE não só na divisa ...


Centeio Vieira - Porto

Tema a que se refere: Trânsito e lixo


Pretendia chamar a atenção dos responsáveis da Câmara do Porto e em especial do seu Presidente para as seguintes duas situações:

1 - Afigura-se-me de todo inadmissível que neste período se procedam a obras naquelas ruas da cidade que têm um movimento enorme e que, por isso, vão provocar grandes congestionamentos de trânsito e desesperar os automoblistas que nelas circulam, já para não falar nas imensas horas perdidas de trabalho e gastos de combustível que essas situações implicam. Refiro-me concretamente às obras de repavimentação a que se procedeu na Rua de 5 de Outubro, que apesar da sua duração poder ser reduzida causam enormes transtornos, absolutamente evitáveis, se se deslocasse no tempo ou nas horas do dia a sua realização.
É lamentável que quem está a frente dos destinos desta cidade não procure aliviar o cidadão das dificuldades que todos os dias sente quando tem aí de circular, piorando, ao invés, a situação complicada que é a de sempre.

2 - Sugeria à Câmara que providenciasse a sua melhor limpeza e higiene. A cidade está, na sua maior parte, suja e parece até abandonada. E se é certo que uma boa parte do lixo que nela se vê se deve à falta de civismo dos que nela circulam, a verdade é que a Câmara deve ter essa situação em conta para proceder à sua limpeza. Hoje vinha lembrar, por exemplo, que seria muito conveniente que a Câmara providenciasse a limpeza da zona dos contentores que se situam na Rua do Tenente Valadim, junto à paragem do Metro do Porto´, incluindo a zona limítrofe ao cais do metro onde se acumula imenso lixo. Não sei se, neste último caso, a responsabilidade será da Câmara ou do Metro, mas à Câmara competirá promover que o Metro limpe a àrea que lhe diz respeito, se fôr essa uma obrigação desta empresa. É uma zona utilizada por turistas que se deslocam de hoteís que existem por perto e que levam uma má imagem da cidade, embora ela seja, infelizmente, a real.
Com os melhores cumprimentos e a esperança de ver melhorada no futuro estas situações.