25 fevereiro 2008

É isto que Vossas Excelências querem para o Porto???


Maria da Paz - Porto

Tema a que se refere: Insegurança



Ex.mos Srs:

Todos os dias vou à Rua do Campo Alegre, uma vez que a minha mãe mora ali, perto do Jardim Botânico. O clima de insegurança que se sente é inacreditável! A causa número um é o "famoso" Bairro do Aleixo onde todos os problemas se acumulam. Há bem pouco tempo fui interveniente, sem querer, duma perseguição que me deixou horrorizada. Ía, muito calma, no meu carro em direcção à Foz e, quando cheguei ao cruzamento mesmo antes da Junta de Freguesia, havia polícias que subiam a Rua da Igreja de Lordelo e um carro em fuga. Bateu num carro que subia Diogo Botelho, passou vermelhos, fez um ziguezague a alta velocidade passando pelo meu carro e conseguiu o seu intuito, ou seja, fugir. Entretanto ouvi tiros. Fiquei em pânico!

O clima de medo, nesta zona, alastrou-se a todos os moradores que ali vivem. Basta fazer um inquérito.

Pergunto: porque é que essa edilidade não resolve o problema? O que é preciso acontecer? Mortes e feridos?

Os drogados aumentam assustadoramente. Vêm de todos os lados ao "antro" da droga. Porque não se colocam polícias em permanência naquele bairro? Porque não se dá uma solução àquele bairro "decadente"? Ou destruí-lo ou transformá-lo. Pôr os elevadores a funcionar, pintar, ajardinar, colocar um CAT, recintos decentes para actividades desportivas, muito mais apoio aos jovens e à terceira idade. Será assim tão difícil? É urgente que o apoio social, no Porto, seja a prioridade número 1 da Câmara. Foi até agora? Não me parece!

Também os senhorios das casas abandonadas deveriam ser "OBRIGADOS" a fazer obras. Bem ao lado de casa da minha mãe há várias casas assim. Cimentaram as janelas. E o que é que adiantou? Os drogados saltam para os jardins e fazem dali as suas salas de chuto: nos galinheiros, nos espaços envolventes dessas casas, etc. Para além das pessoas (os meus sobrinhos, entre muitos outros, já várias vezes foram assaltados), os carros são outro alvo dos toxicodependentes-vidros partidos, pneus furados...

Páro por aqui. Penso que já é mais do que suficiente. FALTA É INICIATIVA "CREDÍVEL" DESSA INSTITUIÇÃO. Espero que não seja "promessa" para outro mandato.