12 maio 2008

Porto porco

Filipa Montalvão - Matosinhos

Tema a que se refere: Falta de limpeza


Este fim-de-semana fiz de guia na minha querida cidade do Porto. A visita foi um amigo residente em Londres que já viajou por meio mundo. E quando digo minha querida cidade do Porto , não é ironia. Ainda que pudesse perfeitamente ser... Tive vergonha em algumas situações da nossa visita. A primeira foi junto aos Clérigos, zona histórica da cidade, património da Unesco. A minha cadela sujou o passeio. Num acto de respeito pelos outros, peguei num lenço e apanhei o que ela tinha deixado. Em primeiro lugar: se eu não tivesse um lenço não teria como apanhar. Em segundo lugar: depois de olhar num raio de pelo menos 20 metros à minha volta, não avistei um único caixote do lixo e acabei por deixá-lo num canto do jardim. Ridículo, nem que um cidadão queira ser limpo e responsável não tem as condições para tal. Outra situação foi quando decidi levar o meu turista às praias da Foz. Cenário caótico! Fiquei sem palavras para me desculpar perante tal degredo ecológico. O areal não era mais do que um depósito de lixo. E quem diz as praias da Foz diz igualmente as praias ao longo de todo o litoral: Matosinhos, Leça, Labruge e por aí fora. São tantas as coisas que nos distanciam de países evoluídos, em que os sistemas fazem o que lhes compete e tudo funciona... Vivi meses em Barcelona, cidade extremamente turística na qual as praias ficavam todos os dias inundadas de lixo. Pois a verdade é que todas as noites as mesmas praias eram aspiradas e na manhã seguinte os banhistas podiam usufruir de uma praia artificial mas completamente limpa (não só a areia mas também o mar). Nós, com as nossas praias lindas, naturais, temos que escolher um canto para poder pôr o pé sem pisar numa garrafa de plástico ou num penso higiénico! É para isto que eu pago os meus impostos? Quem governa esta cidade não vive nela? Ultrapassa a minha compreensão... Concluindo: ainda que a minha visita diga que gostou da cidade, de certeza que, depois de conhecer tantos lugares do mundo, não será aqui que ele voltará.