22 agosto 2008

Trânsito

José António Araújo - Porto

Tema a que se refere: Trânsito


Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto:


Dirijo-me a V. Exa., pelo assunto mencionado.

Natural desta cidade, vivo como todos, a sua actividade, o seu desenvolvimento, enfim as suas características muito próprias, que nos encantam e cativam.

O trânsito sempre foi um assunto que mexe muito de perto com todos, pois afecta directamente a nossa vida e a sua eficácia diria com mais relevância a profissional.

Respeitando e percebendo quanto complexo seja a sua gestão, permito-me deixar algumas sugestões, pois vivo nesta altura alguma inquietude, pela falta de critério com que alguns temas são abordados:

1 - Uniformizar a cidade com ruas de sentido único;

2 - Proibir nos cruzamentos / entroncamentos virar à esquerda (enquanto ruas de dois sentidos);

3 - Alguns locais após recentes remodelações, perfeitas em projecto, mas ineficazes / absurdas no terreno. É indispensável que os projectistas circulem nas diferentes horas do dia na cidade para perceberem das reais necessidades das pessoas em concreto.

4 - As autoridades de trânsito da cidade actuam aparentemente sem formação no que respeita ao critério de actuação. Infelizmente este tema não pode ser tratado aleatoriamente. Nomeadamente os locais mais sensíveis deverão ser tidos em conta.

5 - O reboque de viaturas estacionadas em local autorizado mas sem pagamento é de uma violência extrema. Só a multa faz sentido. De realçar que o pagamento do aparcamento direccionado pelo reboque é pago pelo período de 1 dia inteiro, não sendo aceite fraccionamento!!!! Há casos de viaturas em aparente estado de abandono nestes locais. Sabendo porventura da dificuldade de obter qualquer proveito / receita, os fiscais tardam (semanas) em actuar,

6 - Não tenho dúvidas que o elemento mais perverso na cidade é o estacionamento em segunda fila, nas paragens de autocarros, passadeiras e junto a cruzamentos, deveriam ser combatidos prioritariamente.

Creia V. Exa. que meu intuito não é outro senão o de contribuir para o serviços da edilidade estejam de facto ao serviço da população.

Atentamente

08 agosto 2008

“PORTO BLUE JAZZ”, nos Jardins do Palácio de Cristal


João Paulo Oliveira - Porto

Tema a que se refere: Estacionamento


No passado Domingo, 3 de Agosto, fui assistir a um fantástico espectáculo de HERBIE HANCOCK, inserido no "PORTO BLUE JAZZ", nos Jardins do Palácio de Cristal".

Acontecimento que muito se louva, não só pela qualidade e excelência da grande referência do jazz que é HERBIE HANCOCK, mas também pelo mérito, de trazer vida a um centro histórico que anda esquecido e abandonado.

Pena é, que a Policia de Segurança Publica do Porto, não partilhe, nem queira contribuir para o sucesso destas actividades e tenha feito o oposto do que se faz em qualquer cidade, que é coordenarem o transito e facilitar o acesso das pessoas aos eventos especiais, permitindo e apoiando o estacionamento, de uma forma excepcional, em transgressão controlada, como o evento o merecia.

A nossa polícia, para meu espanto, decidiu multar todos os carros estacionados nas imediações do Palácio de Cristal, sabendo nós das dificuldades de estacionamento naquela zona para o número de pessoas que pretendiam assistir ao referido espectáculo. Não sei se esta atitude se deve a falta de coordenação, com a policia, por parte da organização do evento, ou se por falta de formação da PSP, ou ainda por "birra", pois sempre que existe um acontecimento cultural de qualidade a PSP torna-se insensível, em oposição a outro tipo de eventos, tais como jogos de futebol, onde já assisti ao estacionamento, com a cumplicidade da PSP, em plena VCI. Será que a PSP só gosta de futebol?

É pena que não exista a preocupação, por parte da organização, de precaver estas situações, para o sucesso destas iniciativas que o Porto, especialmente a Baixa, tanto merecem.

07 agosto 2008

Obras de requalificação de Piscina Municipal de Constituição


Manuela Camelo - Porto

Tema a que se refere: Obras



Caros Senhores
É com agrado que se verifica haver obras de melhoramento na nossa cidade.
Há espaços realmente bem tratados de que nos orgulhamos e nos dá plena satisfação poder usufruir. Outros, porém, nem tanto!

Refiro-me, concretamente, ao "monumento em ferro" plantado na Rua de Almirante Leote do Rego. Já lá vão um bom par de anos!

Será que os peões não terão direito a um passeio para circular em segurança?! Quando será que aquelas escoras que ocupam umas dezenas de metro de passeio e metade da rodovia serão retiradas e solucionado o problema existente?

Bom, mas o que realmente me faz dirigir esta mensagem a V. Exªs. é o facto de se ter iniciado uma obra de requalificação da Piscina Municipal a 21 de Julho p.p. e não ter havido o cuidado de proteger os moradores desta rua das poeiras e lixo que a mesma provoca. É habitual colocar protecções para minimizar o estrago do ambiente, proteger os transeuntes, as viaturas, etc.
Ora isto não se verificou.

Enfim, o que podemos ver são uns tijolos, umas espias e uma fita que mal se nota.
E agora o assunto mais pertinente, que urge resolver: Já que há obras na Piscina Municipal, por favor mandem altear a chaminé existente, acima dos prédios, pois o fumo resultante da queima do gaz de aquecimento entra para as nossas casas e provoca-nos alergias. Sempre que o vento é de Oeste ou Noroeste aquele cheiro a fuligem, empesta-nos o ar que se torna irrespirável, provocando mesmo problemas respiratórios.

Há também o problema do barulho das máquinas, que à noite se torna mais incomodativo, perturbando o nosso descanso. Há a necessidade também de ser resolvido.
Agradeço a V/atenção para este assunto.

04 agosto 2008

Bela Cruz ou Má Cruz


João Ferreira - Médico - Porto

Tema a que se refere: Horários


Sou vizinho de um Bar Café denominado Bela Cruz. Li num jornal este fim de semana que o mesmo se encontra licenciado. Não sei se o referido bar tem condições, ou não, para o tal licenciamento, mas raras são as noites em que quando se encontra aberto, e consigo dormir. Pois ou as pessoas estão na cobertura a fazer barulho ou é ruído insurdecedor da música, isto desde as 11h ás 07h. da manhã. Gostaria de fazer uma pergunta ao vereador e/ou presidente da Câmara: Porque razão eu não posso fazer barulho em minha casa a partir das 22h e a câmara autoriza e licencia estas situações?
Respeitosamente