26 dezembro 2006

Não há Natal para os Funcionários...


Aníbal Pinto - Funcionário da Câmara do Porto - Porto

Notícia a que se refere: Natal é no Porto


Exmos Senhores
Foi com muito desagrado que recebi a notícia de que os funcionários da Câmara do Porto não vão usufruir da tolerância de ponto... Eu era dos funcionários que até estava de acordo com algumas medidas tomadas por este executivo, agora fico a pensar se realmente eu estava lúcido para aceitar estas decisões políticas que não são aceitáveis.....Acho que esta decisão é de uma propaganda política das mais baratas já vistas. Nem que os funcionários a gozassem em 2007.

Apoio


João Teles - Desempregado - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


Acho acertado e desejo os maiores êxitos a Filipe La Féria. Só espero que a economia melhore, para que todos os que quiserem poderem assistir aos espectáculos.

19 dezembro 2006

Uma outra opinião!


Nádia Costa - Estudante - Alfena

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


Vi sim, a entrevista inteligentemente conduzida pela Judite de Sousa, li também as notícias respeitantes ao "caso" Rivoli...as últimas levaram-me a criar um blog: www.intragrenagem.blogspot.com
As minhas opiniões são contrárias às do Dr. Rui Encarnação, as escolhas de Rui Rio para a dinamização cultural da cidade estão muito aquém da acepção da palavra "cultura"!

18 dezembro 2006

Quero ver as contas!


Rui Encarnação - Advogado - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


Como todos os tripeiro sabem, as contas fazem-se à moda do Porto. Daí que, sem discutir, para já, a "escolha" do Sr. La Feria para "gerir" o Rivoli e dado que o anunciado propósito é revitalizar e gerar proventos, torna-se necessário ver as contas. É preciso que sejam públicas as contas apresentadas pelos candidatos. É preciso que o público, os portuenses saibam o que é que cada um dos diversos concorrentes espera gerar com a exploração do Rivoli. É preciso saber quanto é que a CM do Porto vai gastar mensal e anualmente com o Rivoli entregue ao Sr. La Feria. Ou seja, quanto é que vai gastar em água, luz, segurança, etc.... É preciso saber quanto é que a CM do Porto espera receber do Sr. La Feria por força da exploração do Teatro. É que o Sr. La Feria não é um agente cultural, daqueles que trabalha para 20 pessoas. Não. O Sr. La Feria faz espectáculos para multidões, espectáculos comerciais e que apenas visam o lucro. se é de lucro que se fala, fala-se de negócio. Se é negócio os portuenses têm o direito de saber:
- Por que valor mensal e anual é cedido/alugado todo um Teatro;
- Quem decidiu, porque razões culturais ou outras, e qual o valor dos SUBSÍDIOS que irão ser concedidos ao Sr. La feria no âmbito de um negócio, de uma transação comercial;
- Por último, é necessário que se divulguem e sejam públicos os valores e custos da extinção da Culturporto e do despedimento dos trabalhadores. Isto é custo e faz parte do negócio. Aqui triste, pois a CM do Porto parece tratar os trabalhadores como qualquer empresa de vão de escada..
Mas, para além disso é obrigação da CM do Porto revelar todos esses números, e JÁ. SE HÁ AUDITORIAS E TRANSPARÊNCIA NOS SMAS E AFINS, TEM DE HAVER AQUI TAMBÉM.

Mais do que comentar


Rui Encarnação - Advogado - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


De maneira a dissipar as dúvidas e insinuações que já começam a ser levantadas, creio que mais do que comentar urge publicitar. Pedia, assim, que me informassem quando, onde e como poderá ser consultado todo o processo relativo à escolha agora anunciada, designadamente as propostas apresentada, pareceres e estudos elaborados ou juntos pelas partes concorrentes e actas das reuniões mantidas.Fico a aguardar um v/contacto.

Rivoli


Humberto Mongiardim Costa - Coordenador de Projectos Editoriais - Amadora

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


O Senhor Presidente Dr. Rui Rio, mais uma vez, me veio dar um bom presente de Natal. A gestão do Rivoli vai ser muito bem entregue. O La Féria, deu provas ao longo do tempo que não precisa de "muletas" para fazer um bom trabalho. Irá ser um bom exemplo e a Cidade do Porto vai ganhar com isso, pois bem merece. Essa Cidade com tão grandes tradições na divulgação das artes, não poderá estar à mercê de amadores. Bom Natal e até sempre.

É lamentável


Raquel Machado - Técnica de Vídeo no Rivoli Teatro Municipal - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


É de facto lamentável que passados mais de 6 meses sem saber o que será do seu futuro profissional e depois de inúmeras tentativas de obter essa e outras informações da direcção, os trabalhadores da culturporto venham mais uma vez a saber das coisas pelos jornais.

As Férias da Cultura


Carlos Gonzalez - Estudante - Porto

Notícia a que se refere: La Féria vai ser proposto para gerir o Rivoli


Abomino em absoluto as escolhas deste executivo no que à cultura diz respeito. Não só La Féria não é plural como é uma visão artística estagnada. A Câmara ausenta-se das suas responsabilidades refugiando-se na distribuição de tarefas para identidades não representativas das escolhas dos seus munícipes. A água vai suja neste Rio!

15 dezembro 2006

Outra atitude não seria de esperar


João Martins - Empresário - Porto

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


O Presidente da autarquia demonstrou, através da entrevista que facultou há RTP, uma postura de total integridade humana e uma equidade na gestão da autarquia não muito habitual para os nossos padrões e, como ele mesmo referiu, sente-se a sua influência em outras autarquias, pela adopção deste modelo. Mais surpreendente foi o exercício de estilo numa linguagem simples e objectiva e a simplicidade que demonstrou. Eu diria que se ele não fosse um genuíno portuense, então seria um alemão, pelo seu pragmatismo e sentido de organização.
Sinto alguma pena de não termos tido já Rui Rio em 2001, porque assim, a completa desorganização e desperdício que foram os resultados da Porto 2001-CEC, certamente não teriam acontecido. Sobre a Judite de Sousa e o seu estilo petulante, nem me pronuncio. Sobre questões importantes limitou o discurso do entrevistado ao factor tempo, porém perdeu-se na vulgaridade das "cábulas dos arruaceiros", quem sabe como porta voz desses grupos minoritários avessos há modernidade e que ela certamente conhecerá - até pq viveu muitos anos no Porto. Quanto ao Presidente só desejo que se recandidate, porque já revelou que ninguém gosta mais do Porto do que ele - cidade que muito bem conhece -, e surpreende a contida emotividade como se manifesta sobre esta cidade.
Sr. Presidente se o crescendo foi até há maioria absoluta, certamente na próxima será absolutíssima. Bem haja Sr. Presidente. Um Feliz Natal para Vª Exª e sua família, e não abdique nunca em manipular o destino desta Bela Cidade de todos nós, porque a maioria necessita do seu carisma "ad eternum".

13 dezembro 2006

Entrevista do Presidente da Câmara


Maria Manuela Melo Rocha - Revisora Oficial de Contas - Porto

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Exmo Presidente da Câmara,
Dr.Rui Rio

1.Acompanhei a entrevista que passou no canal da RTP1:
Gostei muito da forma de transmissão do seu pensamento e conduta - com o futebol, com o partido ( posição perante Marques Mendes, Filipe Meneses), com o Presidente da República e com o Primeiro Ministro.A sua posição de rigor e a conduta irrepreensível que tem tido é exemplar. Neste Portugal de hoje é BOM EXISTIR UM RUI RIO.....os rigorosos,os que entendem que é o mérito e o trabalho que devem nortear as condutas , deixam de se sentir DOIDOS. Acredite.
2. Concordo com a sua posição de não distribuir dinheiro para ajudas......das instituições várias e da Cultura. Concordo por inteiro que a câmara tem de respeitar os dinheiros públicos e dar satisfação cabal aos munícipes. Concordo, até porque conheço, que existem muitos encontros,espectáculos,reuniões, que são promovidas por gente da cultura, para amigos e afins........
3. Gostava contudo que tivesse uma posição mais convincente e mais elaborada: sugerindo aos grupos culturais a apresentação de uma pesquisa sobre o trabalho a realizar, pedindo colaboração a outros artistas (alheios ao grupo) para se pronunciarem sobre o trabalho, sugerindo um pequeno mecenas para apoio........ Peço-lhe desculpa pela ousadia,mas lembro-me sempre do Fernando Pessoa.... trabalhou sempre muito......... e parece-me que nunca teve dinheiro para publicar o que quer que fosse.... Será que alguém o poderia ter ajudado?

Cumprimentos cordiais
Bom Natal e um desejo-lhe felicidades pessoais para a família e um Ano de 2007 COM BOM DESEMPENHO PROFISSIONAL.

11 dezembro 2006

A verdade


Manuel José - Operador - Lousada

Notícia a que se refere: JN continua a obrigar a Câmara a fazer desmentidos


É uma vergonha, o que o JN publica sistematicamente contra o sr. Rui Rio, mas a verdade é como o azeite (futebol...). Para nosso BEM candidate-se a 1º Ministro e tome conta deste pobre País.

Entrevista à RTP do Sr. Presidente Rui Rio


Hélder Magalhães - Consultor de Negócios e Gestão - V. N. de Gaia

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Exmo.Sr.Presidente da Câmara Municipal do Porto,
Embora residente em Vila Nova de Gaia, tenho acompanhado o seu percurso profissional - CIN , bem como o Político, como deputado e em Portugal com todos os cargos adstrictos ao PSD e, nestes últimos anos, como Presidente de Câmara.
Sr.Dr.Rui Rio,
Sou contribuinte, daí ter mencionado o meu nº [suprimido do post por protecção de cados], e devo dizer-lhe que assisti do princípio ao fim à sua entrevista no canal 1 da RTP. Era um momento ansiado por mim desde que soube que iria dar uma entrevista.
Embora do outro lado do rio, tenho acompanhado a sua actuação e, devo dizer-lhe, em abono da verdade, que o Sr. se tem manifestado coerente, integro e com um programa bem definido, nomeadamente no que concerne às despesas correntes e, sobretudo, subsídios. Devo aplaudí-lo, como contribuinte, pelo facto de cortar os subsídios às denominadas "produções independentes". Quanto ao Rivoli, excelente atitude. Há que criar matéria "vendável" e não exercícios de estilo comtemplados com os nossos impostos. Embora não o conheça pessoalmente, admiro o seu carácter e determinação, por isso, peço-lhe que continue a ser um exemplo de autarca.
Muito Obrigado

Sobre as culturas alternativas


Rodrigo Miragaia - Professor de Artes - Lisboa

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


(Resposta às declarações feitas pelo Dr. Rui Rio, em entrevista à RTP1, no dia 7 de Dezembro)
Dr. Rui Rio:
Sou professor de artes no Ensino Secundário, nos arredores de Lisboa, e quase todos os dias sou confrontado com uma atitude arrogante perante a arte. Nas múltiplas apresentações que faço aos meus alunos (inclusive em visitas de estudo a locais tão distintos como a Casa de Serralves) sou permanentemente confrontado com a questão indignada dos alunos bocejando: "isto é que é arte?".
O assunto atinge-me pessoalmente, que já vi muitas vezes projectos saídos da "sarjeta" (ou seja, da persistência de uns "loucos" sem assistência) para se tornarem na bandeirola da cultura, na oferta cultural de excelência, no ex - libris de um circuito alternativo, que faz muito mais no estrangeiro do que qualquer espectáculo de fogo-de-artifício, que o sr. tanto gosta de patrocinar.
Mas nem todos são projectos benditos. Alguns recusam-se a entrar no sistema de endeusamento da tal cultura institucional oferecida como rebuçado às populações e turistas famintos de espectáculo fácil. Alguns resistem brincando, questionam ironizando, observam humildemente para criar sub – produtos, porque inseridos numa sub – cultura, esta, sempre incompreendida pelo poder regente deste país. Sabe porquê? Porque alguma da produção artística, a arte libertadora, desenvolve-se em confronto com a autoridade (talvez porque não alimenta regimes) e sem compreender que isso é uma necessidade vital e intrínseca a uma democracia saudável, o Sr. nunca será um grande líder.

08 dezembro 2006

Entrevista RTP Canal 1


Helder Salvador Costa Magalhaes - Consultor de Negócios e Gestão - Vila Nova de Gaia

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Excelente entrevista! O Sr.Dr.Rui Rio mostrou a sua determinação, honestidade e conduta. Por favor, siga em frente!

Para conhecimento do Sr. Presidente Dr. Rui Rio


António Ricardo

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Comentário enviado ao provedor do telespectador da RTP. Estando a assistir ao programa grande entrevista de hoje ( 07-12-2006 ) senti uma tremenda sensação de revolta com o tipo de jornalismo que a entrevistadora teimava impor na referida entrevista, uma vez que parecia mais uma delegada sindical dos jornalistas do que uma jornalista disposta a contribuir para com a oportunidade de permitir que o “povo” possa estar informado, porque é esse que lhe paga e mesmo sem que possa denotar que sou da “cor” do entrevistado o que não é verdade uma vez que não sou do PSD, é lamentável que a RTP teime em manter jornalistas com esta postura mesmo tendo sido referência para a mesma no passado, é preciso que tenha a humildade de que o tempo da entrevistadora já passou e não vou agora até por em causa quer a sua mais que evidente opção partidária porque mais parece que gostaria de estar no lugar do entrevistado ou no lugar do actual Presidente da Republica. Existe muito “malta” nova no jornalismo que faria melhor e esta a merecer uma oportunidade. Fiquei bastante impressionado com a postura do Dr. Rui Rio, se todos fossem assim Portugal estaria bem melhor. E volto a recordar não sou da mesma cor. Estou verdadeiramente indignado.

Grande Entrevista RTP1


Victor Barbosa - Reformado - Caminha

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Senhor Presidente, não sou seu eleitor nem seu munícipe, nem do seu partido, pois sou dirigente doutro partido político. Fiquei muito contente com a sua entrevista, falou com coerência honestidade e sem medo das minorias e dos jornais e jornalistas, que os caracterizou a todos com a maior correcção, o que eles na maior parte das vezes não merecem pela conduta habitual de dependentes de dinheiro ou de (des) informação. Dou-lhe os meus sinceros parabéns e ganhou um admirador. VB

Parabéns Dr. Rui Rio


Manuel Vieira Gomes - Reformado - Senhora da Hora

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


NA GRANDE ENTREVISTA DA RTP: Assim é que é falar... sem medo. Força Dr. Rui Rio. Se eu votasse no Porto, não tinha dúvidas. Cumprimentos. Vieira Gomes

O meu presente de Natal


Humberto Artur Paiva Mongiardim Costa - Coordenador de Projectos Editoriais - Amadora

Notícia a que se refere: Rui Rio acaba com os subsídios


Muito grato lhe fiquei, Sr. Presidente Rui Rio, pelo presente de Natal que me ofereceu na entrevista que concedeu à R.T.P. em 07.12.2006. Não me move qualquer sentimento partidário, simpatia pessoal, clubismo ou outra coisa qualquer na minha apreciação. Apenas sou um cidadão comum, independente e imparcial. Tal como o Senhor Presidente, não posso pactuar com os pseudos jornalistas que confundem a informação com a "comercialização de pasquins". Eu sei que vida é dificil e o "chefe" lá no jornal só quer é aumentar as vendas do seu jornaleco. Parabéns pela frontalidade. Eu não esperava outra coisa.

01 dezembro 2006

Inocência


Manuel Faria - Engenheiro - Lisboa

Notícia a que se refere: Público enfrenta dupla condenação


Peço desculpa por voltar a escrever sobre o mesmo tema, mas o tom acintoso e a falta de rigor dos escritos do Prof. Eduardo Prado Coelho quando discorre sobre Rui Rio, no seu – O FIO DO HORIZONTE – com o título «Os inocentes» (Público de 29.11.06), impele-me a intervir: EPC começa por desenvolver o tema com a entrada «há um curioso fenómeno na vida portuguesa» para logo referir que Rui Rio fala «como se ocupasse um lugar absolutamente sem discussão». Então o Sr. professor já não se lembra que foi exactamente da grande discussão à volta do 1º mandato de RR, que a população do PORTO resolveu dar-lhe uma maioria absoluta para um 2º mandato? De seguida, o Sr. Professor pretende meter no mesmo saco, Alberto João Jardim, Pedro Santana Lopes e Rui Rio? Percebe-se a sua intenção, mas o Sr. Professor não vê que a bota não joga com a perdigota? Se comparasse Rui Rio a Salazar, sempre tinha a questão do rigor das contas, a mania da autoridade e afins; agora com Alberto João Jardim? Ou com Santana Lopes? Ó Sr. Professor, Alberto João Jardim quer é festa e gasta à tripa forra (o dinheiro dos nossos impostos) com tudo o que cheire a votos, e Santana Lopes quer é umas namoradas! Comparar estas personalidades, só para rir. Para melhor sustentar o seu raciocínio, EPC afirma que Rui Rio se comporta duma forma «completamente desacreditada», que tem uma «culturazinha de quiosque», que entre outros, não vai ao cinema nem a qualquer espectáculo de dança. Já agora, será que há mão de Rui Rio na recente extinção do núcleo de ópera da Casa da Música? O Sr. Professor não se deu conta? Ou será que quem põe aqui os pés é outra gente - digamos que… gente da cultura de quem não se diz mal? E a questão dos administradores do Metro do Porto? Será que não leu a notícia de Rui Rio se ter portado mais uma vez com a elevação que se espera dum homem sério e não ter utilizado o cartãozinho para pagar umas contitas pessoais? Sr. Professor, permito-me fazer-lhe um pedido e conselho: a sua superior inteligência e cultura merecem muito mais, e é lamentável e triste que não as utilize em benefício de causas nobres. Para concluir, aproveito só o que vem bem em destaque no artigo do Sr. Professor: «uma pessoa fala como se tivesse inteira razão, e não se dá conta de que aquilo que está a dizer não pertence à ordem das coisas aceitáveis. A energia com que afirmam tem algo de patético. São de certo modo os "inocentes"». Ó Sr. Professor, olhe que isto assenta que nem uma luva ao autor de «Os inocentes»!

Indigência intelectual


Miguel Leal - Professor Universitário - Porto

Notícia a que se refere: Câmara do Porto dedica à Cultura uma dotação orçamental 10 vezes superior à do Governo


A cada dia que passa sinto mais vergonha de viver numa cidade com a política suicidária que este executivo vem aplicando. Do sr. Rui Rio ao invisível vereador da cultura não vem uma única ideia capaz de demonstrar a importância do sector da cultura para uma cidade que definha a cada dia. No final destes oito anos arriscamo-nos a ter um deserto difícil de recuperar. A história irá julgar os criminosos.